Certificado Digital e os profissionais liberais

O Certificado Digital para profissionais liberais oferece um vasto leque de possibilidades, que vão da emissão de notas fiscais eletrônicas à assinatura remota dos mais variados tipos de contrato, tudo isso com total validade jurídica.

Esta classe de trabalhadores está desde o nível universitário ou técnico, e normalmente tem formação na área que atua. Eles podem ser advogados, médicos, contadores e engenheiros. Em sua maioria eles também são representados por alguma ordem ou conselho que exige um registro e uma contribuição para realizar e regularizar suas atividades.

Além destes citados acima temos: dentistas, militares, fiscais, funcionários públicos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e executivos de forma geral que estão entre as pessoas que já aderiram a essa tecnologia como aliada para reduzir a burocracia e ter maior economia, agilidade e rapidez em seus trabalhos no dia a dia.

O Certificado Digital assim como para outras profissões serve como um documento eletrônico que quando emitido por uma Autoridade Certificadora autorizada, funciona como uma assinatura digital com total validade jurídica. 

Os profissionais podem se beneficiar do Certificado Digital de várias formas. Confira algumas:

-Emissão de NF-e: a emissão da nota fiscal eletrônica é obrigatória em todos os tipos de transações para profissionais que tenha empresa aberta e que apresentem faturamento acima de 81 mil reais por ano.

-Acesso ao portal e-CAC: o profissional tem acesso ao Centro de Apoio ao Contribuinte (e-CAC), mas facilmente e com exclusividade de alguns serviços como: inscrição, alteração e consulta de matrícula CEI (Cadastro Específico no INSS); consulta à situação do pedido de CNPJ; consulta à situação fiscal junto à Receita; consulta a ações fiscais do Simples Nacional; cópia de exercícios fiscais tais como DCTF, DIRPF, DIPJ, DSPJ Inativas, DITR e DIRF; realização de retificações no preenchimento de DARF; e emissão de procurações. -Assinatura de documentos: como o Certificado Digital tem validade jurídica ele permite a assinatura de contratos sem obrigatoriedade de reconhecimento de firma. Esta ação ajuda o profissional a economizar tempo, dinheiro e evitar burocracias.