5 dicas para elaborar uma política de privacidade de dados

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já é uma realidade no Brasil e muitos usuários estão recebendo avisos e políticas de privacidade de dados, seja em um aplicativo ou em sites.

Está lei veio para proteger e esclarecer aos titulares de dados como eles estão sendo utilizados pelas empresas que os detém. Dentro do documento a empresa responsável deve descrever as práticas adotadas para cuidar dos dados pessoais de usuário. Assim, a pessoa que está navegando no site ou usando o app fica mais segura e pode conhecer as finalidades do uso de seus dados, além de ver a empresa de forma mais transparente.

A política de privacidade de uma marca está diretamente conectada a credibilidade e a maneira como os usuários têm acesso as informações. É de extrema importância que no momento em que vivemos e, principalmente, por todos os avanços que passamos que as empresas compreendam a necessidade de uma cultura de proteção de dados.

Além disso, esta cultura pode ser compreendida também como uma ferramenta altamente estratégica para evitar problemas judiciais. Ou seja, com documentos e termos bem detalhados é possível evitar que o titular aceite algo que não quer e leve isso a discussões futuras.

Confira algumas dicas simples para criar uma boa política de privacidade para sua empresa:

  • Linguagem simples

Sabemos o quanto esse documento pode ser importante para a empresa, principalmente em uma época que a proteção de dados está tão buscada. Então, para começar, se preocupe em conseguir transmitir informações aos titulares com clareza, de forma simples.

  • A política deve ser de fácil acesso

Não esconda esse documento! Mantenha disponível em local do seu site de fácil acesso, para que o usuário não perca muito tempo procurando.

  • Explique de forma objetiva como os dados serão utilizados

Ninguém gosta de ler enormes documentos. Então, busque explicar de forma objetiva como você irá tratar os dados coletados, se estas informações serão repassadas à terceiros para operar em seu nome, que tipo de informações você está coletando, demonstre leis que embasam a legalidade dos tratamentos que você irá realizar.

  • Atualize sua política

A elaboração de uma política de privacidade de dados não é uma situação única que você deverá se preocupar. Mantenha esse documento sempre atualizado e em primeira mão. 

  • Busque profissionais para lhe auxiliar na elaboração deste documento

O processo de criação e atualização de política de privacidade de dados não necessariamente depende de um advogado. Você pode buscar profissionais que estão atuando diretamente na implementação de culturas de proteção de dados e de conformidade com a LGPD.