Atenção, se você tem um Certificado ou está querendo adquirir o seu, é certo que tenha se deparado com essa dúvida. Enquanto o certificado A1 é instalado diretamente no computador do titular do certificado, o A3 exige uma mídia física de armazenamento, que pode ser um cartão com chip ou o token.

E não, o token e o pendrive não são a mesma coisa. O token é um hardware (dispositivo físico) criptográfico, protegido por senha e com um software instalado (um programa), de uso exclusivo para o armazenamento do Certificado Digital. Uma vez armazenada no token, a chave criptográfica está absolutamente protegida e não pode ser transferida ou copiada para um outro dispositivo qualquer.

Em outras palavras, o token é mais seguro, menos propenso a ataques e não pode ser usado para armazenamentos diversos ou qualquer movimentação de arquivo. Pode confiar, até porque os tokens precisam respeitar padrões e regras de segurança solicitadas pela ICP-Brasil, autoridade de certificação do Brasil e responsável pela criação das normas técnicas e operacionais destas ações.

Mas, quais cuidados devo ter com o meu token?

Os cuidados são básicos e normais quando pensados em relação a um aparelho eletrônico. Então, evite molhar, não use nenhum tipo de produto abrasivo para limpar e não exponha a altas temperaturas. Além disso, em caso de perda informe imediatamente a Autoridade Certificadora para que ocorra prontamente a revogação do certificado e o pedido de um novo.